Fatores Protetores e Hábitos de Risco para a Depressão
- Luli Gutierrez Hachard
- Aug 20, 2020
- 2 min read
Updated: Oct 27, 2023
Um grande estudo conduzido no Reino Unido (Choi et al, American Journal of Psychiatry, no prelo) avaliou a associação entre 106 fatores de vida potencialmente modificáveis (estilo de vida, engajamento social e variáveis ambientais) e a ocorrência de depressão após 6 a 8 anos de seguimento em uma amostra total de 118.378 adultos. É importante notar que todos os participantes não apresentavam sintomas depressivos no início do estudo.
Após controle estatístico para variáveis de confusão, 29 fatores foram significativamente associados a incidência de depressão na amostra, sendo 18 protetores e 11 de risco. Os mais relevantes ao meu ver podem surpreender vocês:
Qualquer atividade física parece ter um efeito protetor para depressão. Porém, é interessante notar que os maiores efeitos foram observados para a prática de esportes de intensidade moderada.
Vida social e familiar ativa possui um claro efeito protetor para depressão.
O uso de polivitamínicos/multinutrientes foi consistentemente associado a um maior risco de depressão. Ué, mas as vitaminas e outros micronutrientes não são importantes para o cérebro, humor e cognição? Sim, o problema é que as doses de nutrientes presentes nestes polivitamínicos comerciais não são individualizadas para as necessidades da pessoa. Além disso, muita gente faz uso indiscriminado sem necessidade. A suplementação excessiva de vitaminas e nutrientes também traz consequência negativas para a saúde e até o efeito oposto do que se está buscando. Daí a importância da orientação profissional.
Alimentação irregular e dieta sem leite e derivados foram associados a um risco aumentado de depressão. O efeito do consumo de leite e derivados na saúde tanto física como mental é alvo de grande controvérsia na literatura médica e também entre diferentes profissionais da área. Este resultado contribui para uma acirrada discussão, e sugere que pelo menos para alguns indivíduos o consumo de leite e derivados pode ser importante.



Comments