Prolifenóis e Saúde Mental
- Luli Gutierrez Hachard
- Oct 26, 2023
- 1 min read
A psiquiatria nutricional é um campo ainda relativamente novo, mas ao qual me dedico a estudar há pelo menos 5 anos. Hoje já existem evidências suficientes para sugerir que certos tipos de nutrientes contribuem para uma boa saúde mental, como é o caso dos polifenóis.
O que são os polifenóis?
São metabólitos secundários de plantas, sendo encontrados em frutas, legumes e verduras, principalmente as de cor mais escura. Conhecidos por suas propriedades anticancerígenas, anti-inflamatórias e antioxidantes, hoje se sabe que eles também trazem um impacto positivo na microbiota intestinal. Estão subdivididos em quatro categorias, de acordo com a estrutura química e a função: flavonóides, estilbenos, lignanas e ácidos fenólicos.
Quais são seus benefícios?
Os polifenóis possuem diversas ações benéficas para a saúde, incluindo redução de estresse oxidativo e inflamação sistêmicos, melhora de mecanismos de reparação celular como autofagia, além de estimular a abundância de flora intestinal benéfica. Não à toa eles são parte fundamental de dietas como a Mediterrânea e a MIND, cujos efeitos benéficos no humor e cognição foram extensivamente comprovados.
Os polifenóis também ajudam na prevenção de câncer, doenças cardiovasculares e no controle de diabetes tipo 2, possuindo efeitos anti-envelhecimento e neuroprotetores. Ao reduzir os radicais livres e o estresse oxidativo no organismo, os polifenóis diminuem os danos celulares que podem contribuir para muitas doenças crônicas, inclusive as neurodegenerativas, como a Doença de Alzheimer.
Um estudo compreendendo 23 países demostrou uma correlação inversa entre maior consumo de flavonóides na dieta e menor incidência de demência na população (Bekin & Vieira, 2010). https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20059796



Comments