Meditação
- Luli Gutierrez Hachard
- Aug 20, 2020
- 1 min read
Updated: Oct 27, 2023
Muitas pessoas enxergam a meditação como um caminho para o autoconhecimento. Se adequadamente treinadas e aplicadas, as técnicas de meditação de fato podem contribuir para o desenvolvimento da nossa capacidade reflexiva. Entretanto, é importante reforçar que a meditação não é apenas relaxar e pensar a esmo, é preciso direcionamento e participação ativa do indivíduo.
Há também muita confusão com os termos Meditação, Mindfulness e Mentalização, vejam as diferenças:
Meditação geralmente envolve uma prática na qual o indivíduo procura focar a sua mente em um objeto, pensamento ou atividade em particular, desenvolvendo sua capacidade de atenção e consciência de forma a atingir um estado de tranquilidade e clareza mental.
Mindfulness é uma técnica derivada de tradições Zen-Budistas e que vem sendo incorporada de forma secularizada em muitas intervenções psicológicas desde os anos 1970 (Jon Kabat-Zinn foi um dos grandes contribuidores para isso). Benefícios consistentes têm sido observados no tratamento da ansiedade, depressão, insônia e outros transtornos. Trazer a atenção para experiências ocorrendo no presente momento e sem julgamento é o maior princípio desta técnica, o que ajuda na capacidade de autorregulação emocional. Um dos aspectos mais interessantes e com maior benefício terapêutico do Mindfulness é a busca pela aceitação e desapego envolvendo uma escolha ativa através da não-resistência.
Mentalização integra e expande de certa forma os conceitos de Mindfulness, empatia, capacidade reflexiva e inteligência emocional. Em 17/6/20 eu fiz um post exclusivamente sobre esse tema, vale rever.



Comments