top of page

Enfrentando o Luto

“A dor do luto faz parte da vida tanto quanto a alegria do amor; é, talvez, o preço que pagamos pelo amor, o custo do compromisso. Ignorar esse fato, ou fingir que não é assim, é nos cegar emocionalmente e que nos deixa despreparados para as perdas que inevitavelmente ocorrerão em nossas vidas e despreparados para ajudar os outros com suas perdas.” Colin Murray Parkes, 1972.


As pessoas normalmente não pensam no processo de luto como um caminho para o autoconhecimento, mas ele o é. Perdas de diferentes naturezas – mortes, traições, términos de relacionamentos, fracassos profissionais, etc – fazem parte da vida e representam uma oportunidade de crescimento pessoal e promoção de saúde mental. Enfrentar e elaborar o processo de luto nos permite identificar o que é de fato significativo para nós, o quão afetivo e comprometido somos, bem como nos auxilia a desenvolver recursos para suportar mudanças em nossas vidas.


Muitas pessoas passam a vida fugindo de mudanças por medo do novo ou em busca de algo que já não existe mais. Isto as fazem sustentar relacionamentos disfuncionais ou mesmo abusivos, manter carreiras profissionais que não as preencham, além de perpetuarem outras situações que elas mesmas reconhecem como insatisfatórias. Frente a perdas, também não é incomum as pessoas sentirem uma culpa desproporcional. Ou seja, um movimento evitativo e a dificuldade de lidar com o processo de luto podem trazer prejuízos significativos para a saúde mental, como insegurança, baixa autoestima, poucos recursos de enfrentamento e um repertório de vida restrito.


Você se identifica com estas dificuldades?

A psicoterapia pode te ajudar neste processo.

Comments


Para marcar a sua consulta ligue para:

(11) 3078-0124 |  | (11)3074-0324

Para mensagens no WhatsApp:

(11) 97557-9406 | (11) 97676-6686


Rua Viradouro, 63 - 11º andar - Itaim Bibi - São Paulo - SP - CEP: 04538-110

bottom of page