Insônia Crônica
- Luli Gutierrez Hachard
- Oct 26, 2023
- 1 min read
A insônia pode se manifestar como uma dificuldade de iniciar o sono, manter o sono ou como um despertar desnecessariamente cedo, sem conseguir voltar a dormir. Dificuldades de sono são bastante comuns na população, afetando até 60% das pessoas. Porém, 10-15% da população convive com insônia crônica associada a algum prejuízo durante o dia: cansaço, sonolência, dificuldades cognitivas e alterações do humor, levando a dificuldades nos relacionamentos e pior desempenho nos estudos ou trabalho.
E a despeito da prescrição frequente e muitas vezes indiscriminada de medicamentos hipnóticos/ indutores do sono, todas as diretrizes (nacionais e internacionais) de tratamento de insônia são unânimes em apontar a Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia (TCC-I) como tratamento de 1ª linha para a insônia crônica, e não os medicamentos.
Medicamentos hipnóticos ou com efeito regulador do sono possuem potencial de dependência e outros efeitos adversos potencialmente graves, devendo ser utilizados apenas em casos selecionados, nos quais houve falha às abordagens comportamentais e cognitivas, ou quando a implementação destas não for possível em um tempo adequado (pacientes com alterações comportamentais graves ou hospitalizados, p. ex.).
E como funciona a TCC-I?
Na TCC-I, o terapeuta combina diferentes intervenções, individualizando a abordagem de acordo com a necessidade do paciente:
Higiene do Sono
Controle de Estímulo
Terapia de Restrição de Sono
Técnicas de Relaxamento
Abordagem Cognitiva


Comments